Dicas sobre como rodar sobre a água


Como atravessar locais alagados
Antes de tentar atravessar um trecho com muita água, verifique as condições do local e a distância a ser atravessada. Só cruze o local se o nível da água estiver abaixo da metade da roda. Mesmo assim é preciso muito cuidado. Engate a primeira marcha e mantenha aceleração constante, sem tirar o pé do acelerador, para a água não entrar no sistema de escapamento. Durante a travessia ande bem devagar. Se correr, há o risco da água ser lançada para dentro do cofre e gerar uma pane no sistema elétrico, fazendo o motor apagar. Outro risco mais sério: o bocal do filtro de ar pode sugar essa água para dentro dos cilindros e provocar um calço hidráulico, travando os pistões e danificando irremediavelmente o motor.

O que fazer durante a enchente
Preso no trânsito, em meio à chuva, a água começa a subir. O volume de água vai crescendo e inunda a rua. O que fazer? Espere só até o nível da água atingir o batente inferior da porta e então abandone o veículo. Ao deixar o carro tome cuidado ao caminhar, para não cair em uma boca de lobo (bueiro ou galeria pluvial), aberta pela pressão da água. Então, procure abrigo em lugar alto e seguro. Com água acima das rodas, o carro começa a boiar e fica sem controle. Em condição alguma espere a água alcançar as janelas, pois nessa situação as portas ficariam bloqueadas e você não conseguiria vencer a correnteza. O que é pior: seu resgate seria muito mais complicado.


Enfrentando um temporal na estrada
Copas de árvores se agitando de um lado para outro na estrada é sinal de ventos fortes. Reduza a velocidade do carro e fique preparado para surpresas. Seu carro pode ser envolvido a qualquer momento por uma tempestade, chuva de granizo ou vendaval. Aos primeiros pingos fortes de água acenda os faróis e acione os limpadores de pára-brisa na máxima velocidade. Se a tormenta se intensificar e a visibilidade ficar comprometida evite estacionar no acostamento. Procure um local seguro, como uma área de descanso para parar. Atenção: os vendavais costumam jogar galhos na pista e provocar danos aos veículos.

Buracos camuflados pela chuva
Em dias de chuva, a água encobre os buracos, criando verdadeiras armadilhas para os motoristas. As maiores vítimas são as rodas e a suspensão do carro. A queda nessas crateras pode amassar os aros, cortar os pneus, além de empenar as bandejas de suspensão. Outro componente duramente atingido é o sistema de direção, que pode desalinhar com o choque. Para evitar prejuízos maiores, mantenha os pneus sempre bem calibrados e evite frear quando cair nessas crateras. Quando o carro cai em um buraco com as rodas travadas o impacto da batida é bem maior, além de causar sérios danos ao veículo.

Como evitar embaçamento dos vidros
O embaçamento dos vidros costuma ser um problema em dias de chuvas fortes ou muito frios. Ele ocorre devido à grande diferença entre as temperaturas externa e da cabine do veículo. Para melhorar a visibilidade, feche todos os vidros, ligue o ar-condicionado e acione o desembaçador elétrico traseiro. Nos modelos sem esses equipamentos, a recomendação é abrir um pouco os vidros e deixar o ar externo circular pelo carro. Se isso não estiver resolvendo, pare num posto e compre um líquido desembaçante. Com um pano macio, aplique um pouco desse produto -dissolvido em água- na parte interna e externa dos vidros. Você perceberá que a visibilidade irá melhorar.

Como reduzir os efeitos da aquaplanagem
Um situação muito comum nas estradas em dias de chuva é o acúmulo de água sobre a pista. Quando o carro passa em velocidade sobre essas poças gigantes, forma-se uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde momentaneamente o contato com o piso, deixando o carro descontrolado. Quando for surpreendido por uma situação dessas, mantenha a direção firme e evite freadas ou mudanças bruscas no volante. Apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle. Pneus lisos ou meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido a quase ausência de sulcos, que servem para escoar a água na banda de rodagem.

O que fazer em chuva de granizo
Assim como as enchentes, as chuvas de granizo são bastante temidas pelos motoristas. Geralmente são temporais localizados, acompanhados de fortes ventos. Eles derrubam árvores e galhos sobre os carros e seus blocos de gelo provocam depressões em quase toda a carroceria. Não há muito como prevê-los. Ao primeiro sinal de nuvens escuras, associadas a vendavais, retire o carro da rua e coloque sob um local coberto, protegido, como garagem, estacionamento ou posto de gasolina. Se isso não for possível, apoie a palma da mão no centro do pára-brisa enquanto procura um local coberto, pois isso garante maior firmeza ao vidro. Evite deixar o carro debaixo de árvores.

Recuperando o carro atingido pela enchente
Além da lavagem de bancos, painéis de portas, carpetes, troca de forrações, e limpeza interna da cabine, o veículo atingido por enchentes pode sofrer sérios problemas devido à infiltração de água em seus componentes mecânicos. A primeira providência é fazer uma lavagem do motor. Depois verifique se há sinais de água ou lama dentro do tanque de combustível, do reservatório de óleo do motor ou do câmbio. Em caso de dúvida, limpe o tanque e troque os lubrificantes. Verifique o filtro de ar e faça uma limpeza no sistema, se necessário. Se o elemento filtrante estiver sujo, troque-o também. Em casos mais graves, o motor e o câmbio terão de ser completamente desmontados e limpos para a retirada de resíduos de terra e areia, que provocam riscos profundos nas câmaras de combustão e aceleram o desgaste de todos os componentes.

Fonte: transcrito do site www.carsale.com.br

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